IMAGEM
Newsletter APCADEC | Junho 2023
IMAGEM EVENTO APCADEC:
"O PROPÓSITO DO PROCUREMENT ESTRATÉGICO -
Desafios & Oportunidades"

No passado mês de Maio voltámos a reunir os profissionais de Procurement num evento presencial diferenciador, subordinado ao tema "O PROPÓSITO DO PROCUREMENT ESTRATÉGICO - Desafios & Oportunidades". Contámos com a presença de vários convidados nacionais e internacionais que dinamizaram este evento APCADEC, permitindo o debate de ideias e abordando questões pertinentes e atuais que impactam a atividade das Compras.

IMAGEM IMAGEM

A primeira intervenção assegurada por João Moreira Rato foi dedicada a temas macroeconómicos, tão impactantes no contexto atual das Compras. Seguiu-se uma enriquecedora apresentação do Prof. Frank Rozemeijer abordando alguns dos tópicos do seu mais recente livro "Procurement and Supply Chain Management", livro escrito em co-autoria com Arjan van Weele. Strategic Sourcing, Category Management, Supplier Relationship Management and Organization and Development of Procurement Function foram alguns dos temas aflorados perante uma audiência entusiasmada.

IMAGEM IMAGEM

A habitual mesa redonda foi dedicada ao tema do ESG (Environment Social Governance) e contou com a rigorosa moderação de Susana Carvalho e com as pertinentes contribuições de 3 painelistas de excelência (Diogo de M. Serras Pereira, Nuno José Correia e Hugo Elói Alves) que enriqueceram a discussão trazendo a experiência de áreas de negócio muito diversas. A manhã terminou com a partilha de João Maciel, fundador da Human-Ready, uma start-up que visa apoiar a tomada de decisão através do uso da Tecnologia e Data Science.

IMAGEM IMAGEM

Após um agradável almoço de networking, a tarde iniciou-se com a intervenção de Pedro Martins dos Santos que veio apresentar os desafios colocados durante o primeiro processo de Certificação de Compras sustentáveis numa organização portuguesa (Câmara Municipal de Lisboa). E terminámos com a extraordinária reflexão de José Pedro Cobra sobre qual o nosso propósito, sobre os desafios diários com que nos deparamos, mas também a necessidade de estarmos atentos às oportunidades. E a importância da busca da felicidade!

IMAGEM IMAGEM

Seguiu-se a apresentação de vários casos de estudo trazidos por parceiros da APCADEC tais como Moody’s, Experis, WTW, Jaggaer, SAP e Mercado Electrônico.

IMAGEM IMAGEM
IMAGEM IMAGEM
IMAGEM IMAGEM

Um dia repleto de emoções que pode revisitar nas fotos do evento disponíveis aqui, ou em algumas das apresentações a que poderá ter acesso através do seu acesso de sócio.



IMAGEM PRÉMIO APCADEC 2023 by EIPM Awards:
WEBINAR de esclarecimento em colaboração com o EIPM
É já dia 28 junho 2023 | PARTICIPE!

IMAGEM

É com enorme orgulho que a APCADEC se associa mais uma vez ao EIPM para trazer até à comunidade de Compras nacional o Prémio APCADEC 2023 by EIPM.

Promover e elevar o setor das Compras e Procurement é um dos objetivos estratégicos da APCADEC e este prémio é a demonstração dessa aposta.

Esta é uma oportunidade única para as organizações de Compras em Portugal demonstrarem e serem reconhecidas pela excelência do seu trabalho. Veja aqui como pode concorrer e juntar-se à lista de empresas portuguesas já reconhecidas.

Participe no WEBINAR APCADEC de esclarecimento sobre o Prémio, em colaboração com o EIPM, no próximo dia 28 de junho!
IMAGEM Faça a inscrição em: www.apcadec.org.pt/ APCADEC-premio-2023/

Reconhecimento das empresas Portuguesas em edições anteriores:

ANA – Aeroportos de Portugal ANA – Aeroportos de Portugal
Procurement Department
» 2019 | Value Creation for Top Line Award
BONDALTI - Evolving Chemistry
Procurement Organisation
» 2020 | Master of Business Continuity Award
» 2019 | Transformation with Sustained Results Award
EDP - Energias de Portugal EDP - Energias de Portugal
Global Procurement Unit
» 2022 | Sustainability and Supplier Collaboration Award
» 2021 | Sustainability Award
» 2015 | System and Process Excellence Award
Efacec - Power Solutions EFACEC - Power Solutions
Supply Chain Corporate Division
» 2019 | Sustainability Award
NOS NOS
Procurement
» 2022 | Impactful Business Orientation Award
NOVO Banco SA NOVOBANCO
Procurement
» 2020 | Master of Business Continuity Prize
SOGRAPE SOGRAPE VINHOS
Procurement
» 2022 | Impactful Business Orientation Award

Testemunhos de participantes em edições anteriores:

Isabel Trindade Santos
Director of Procurement
SOGRAPE
2022

"O processo de qualificação trouxe vantagens significativas à Sogrape e à nossa equipa, permitindo aprimorar práticas e identificar melhorias nos processos de Procurement. Sermos selecionados como vencedores foi uma grande honra, ao sermos destacados num universo de excelentes empresas, como um modelo de gestão exemplar e criação de valor. A conquista fortaleceu o reconhecimento interno e externo, consolidando o trabalho desenvolvido. Para a equipa de Procurement, foi uma experiência motivadora, que veio demonstrar o quanto o nosso esforço de inovação e melhoria pode fazer a diferença."

Anabela Pinto
Director of Supply Chain and Regulatory Affairs
BONDALTI
2020

"Enquanto empresa, a participação no prémio EIPM-Peter Kraljic foi uma ótima forma de posicionar as nossas práticas e a organização de Compras e evidenciar como alcançamos resultados que contribuem para a performance do negócio. A “Bee-Best” é uma poderosa ferramenta de benchmark que nos permite comparar com as melhores organizações de Compras e traçar um caminho no sentido da melhoria e transformação para a Excelência. Sem dúvida que ser vencedor consolidou o reconhecimento interno em relação ao trabalho desenvolvido e o reconhecimento externo junto dos nossos stakeholders. Para a equipa de Procurement, o processo foi muito motivante e permitiu-lhes perceber que estão a fazer a diferença!"

Carla Vasconcelos
Head of Strategic Sourcing
NOVOBANCO
2020

"A participação do novobanco no Prémio EIPM – Peter Kraljic aconteceu pela 1ª vez no período pós pandemia e permitiu que, mesmo após um período tão complicado, e desafiante, várias áreas da nossa Instituição trabalhassem em conjunto em prol de evidenciar as nossas políticas e práticas na área de Procurement. Sendo uma área que nem sempre é reconhecida como estratégica nas organizações, termos ganho este prémio, não só deixou a equipa de Procurement muito orgulhosa, como também permitiu dar visibilidade desta conquista a nível interno e desta forma ajudar a consolidar a importância do trabalho que realizamos diariamente em benefício dos interesses do Banco. Sem dúvida, esta participação foi um excelente desafio o qual recomendamos vivamente a todas as empresas."



IMAGEM SUGESTÃO DE LEITURA:
"Guerra e Mudanças na Europa e no Mundo no Século XXI"
Autor: António Telo

O autor, António Telo, historiador e professor universitário, especialista em temas de História, Defesa, Segurança, Economia e Relações Internacionais com obra publicada em 6 países.

O livro é composto por três blocos que abordam diferentes aspetos das mudanças globais:

- Grande Guerra e o seu impacto na Europa e no mundo, com destaque para o caso de Portugal onde são analisadas as profundas clivagens que conduziram à Segunda Guerra Mundial e aos conflitos atuais que ameaçam a paz e a estabilidade;

- o poder naval no século XXI, mostrando que as regras do poder naval continuam a ser essenciais para o sistema das relações internacionais. A influência do mar no desenvolvimento das nações;

- as alavancas da mudança do mundo atual e o sentido das transformações em curso, desde as dimensões económica, social, cultural, tecnológica e ambiental.

O autor termina com uma reflexão sobre a influência da guerra na Ucrânia neste processo e as suas implicações para a Europa e o mundo.

O livro é uma obra de referência para quem quer compreender os desafios e as oportunidades que se colocam à humanidade no século XXI, numa perspetiva histórica e multidisciplinar.

IMAGEM


Trabalhamos para si, contamos consigo!
A Direção da APCADEC


IMAGEM Conheça as vantagens
de ser associado!
  IMAGEM Siga-nos no
linkedin!
  IMAGEM Qualquer dúvida,
entre em contacto connosco:
mail@apcadec.org.pt

Se não consegue visualizar corretamente os conteúdos deste email, consulte a versão web em:
http://www.apcadec.org.pt/news/newsletter-apcadec-2023-junho.html


PARCEIROS


APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento | fundada em 1964
website: www.apcadec.org.pt | linkedin: www.linkedin.com/company/apcadecprocurement


Recebeu este e-mail porque está registado na lista da «NEWSLETTER» da APCADEC. Se não pretende receber a «NEWSLETTER» da APCADEC aceda ao endereço http://www.apcadec.org.pt/newsletter-cancelar.php, para cancelar a sua inscrição.

Esta mensagem foi enviada automaticamente. O endereço de envio (news@apcadec.org.pt) serve apenas para transmitir mensagens automáticas. Se necessitar de algum esclarecimento, contacte-nos através do email: socios@apcadec.org.pt ou mail@apcadec.org.pt.





GRUPO 8 JAGGAER LEASEPLAN MANPOWERGROUP MERCADO ELECTRÔNICO BUREAU VAN DIJK - MOODY'S SAP ARIBA VORTAL WTW - Willis Towers Watson CMS INFORMA D&B LAX CONSULTORES IFPSM - International Federation of Purchasing and Supply Management