IMAGEM
Newsletter APCADEC | 06-05-2020
IMAGEM

Caríssimos Associados e Colegas

Atrevemo-nos a dizer que poucos (e dizemos poucos porque, tal como certamente já tiveram oportunidade de constatar, Bill Gates foi dos que antecipou a situação que todos vivemos https://www.ted.com/talks/bill_gates_the_next_outbreak_we_re_not_ready) conseguiram imaginar, sequer, que viveríamos para ver este tempo. Um tempo de confinamento, de isolamento, de distanciamento, mas acreditamos que, sobretudo, um tempo de solidariedade, superação e reinvenção.

Este processo é particularmente intenso nas equipas que, na linha da frente, dão a vida para que nós possamos continuar na nossa semi normalidade. Falamos, naturalmente, dos Profissionais de Saúde e restantes profissionais das instituições de saúde, dos funcionários de supermercados, das equipas de limpeza, transporte e demais, aos quais deixamos desde já o nosso sentido obrigado.

Mas este é igualmente um período de enorme desafio para as equipas de Procurement, para todos vós que têm de se adaptar a novas cadeias de distribuição, a parceiros que, neste contexto, foram obrigados a fechar portas, a encontrar alternativas de fornecimento para que continuem a assegurar a actividade das empresas com as quais colaboram, a segurança dos seus colegas ou a motivação das suas equipas.

Para todos vós criámos esta newsletter, onde pretendemos partilhar o que algumas empresas têm feito neste contexto (Vortal e Mercado Eletrónico), reflexões sobre a actividade de Procurement em contexto convid 19, o que muito se tem dito sobre o desafio de liderar equipas à distância ou de que forma poderão robustecer os conhecimentos sobre negociação, uma área tão importante na actividade dos profissionais de Procurement.

A todos vós, a Direcção da APCADEC deseja muita saúde e esperança de que este tempo desafiante vai passar e todos nós seguiremos muito mais fortes enquanto pessoas, mas sobretudo, enquanto sociedade!




Casos de parceiros APCADEC:
IMAGEM Vortal:
Iniciativa Solidária VORTAL CARES!
IMAGEM

O contexto de pandemia que vivemos vem sublinhar a relevância do Procurement suportado por uma boa interligação entre compradores e fornecedores. Por todo o mundo, existe cada vez mais procura por equipamento e dispositivos médicos. Como consequência, muitos fornecedores atingiram o seu limite de capacidade de produção. A VORTAL assumiu o compromisso de assegurar que nenhuma necessidade fica sem resposta, tendo iniciado um processo de supplier scouting a bases de dados alargadas de fornecedores e contactando em massa todos os potenciais fornecedores para as categorias mais necessárias. Num dos exemplos mais relevantes para todos, para cerca de 10 entidades na área da saúde, foram identificados cerca de 20 fornecedores de ventiladores e equipamento de consumo médico com capacidade de resposta e disponibilidade de material.

IMAGEM

Paralelamente, a VORTAL focou-se em desenvolver uma iniciativa solidária destinada a apoiar algumas entidades públicas a receber doações de alguns serviços ou artigos em falta. Ao contrário do anterior, este projeto é focado em assegurar a resposta à necessidade de entidades sem capacidade de compra. A campanha está a decorrer atualmente, bastando que os fornecedores dispostos a fazer doações visitem www.vortalcares.pt

Notícia completa em: https://pt.vortal.biz/blog/procurement-mudancas-em-tempos-de-pandemia


IMAGEM Mercado Eletrónico:
Entrevista a Luís Sobral, Country Manager
IMAGEM

A pandemia do Covid-19, alastrou-se à escala global, e tem vindo a desafiar empresas de vários setores a responderem aos desafios impostos. Pela primeira vez, grande parte das corporações começam a adotar novos sistemas de trabalho. O trabalho remoto, é exemplo disso, evitando assim, a criação de mais focos de contágio comunitário.

Neste artigo, Luís Sobral, Country Manager do Mercado Eletrónico, fala sobre os novos desafios impostos por esta crise, no Mercado Eletónico Portugal e também, sobre a necessidade das organizações, no setor das compras, tornarem-se cada vez mais tecnológicas.

Entrevista completa em: https://blog.mercadoeletronico.eu/index.php/desafios-covid-19-dotar-as-empresas-de-solucoes-para-de-imediato-digitalizar-o-processo-de-compra/




IMAGEM
Mundo do Procurement:
Artigos e Reflexões

Reflexão sobre o Procurement em contexto Covid 19:

5 procurement strategies for navigating the COVID-19 crisis from around the world
https://www.open-contracting.org/2020/04/08/5-procurement-strategies-for-navigating-the-covid-19-crisis-from-around-the-world/

 

A Harvard Business Review partilha algumas recomendações sobre como gerir as suas equipas à distância:

A Guide to Managing Your (Newly) Remote Workers
https://hbr.org/2020/03/a-guide-to-managing-your-newly-remote-workers



IMAGEM
Leituras:
Negotiation Genius – How to overcome Obstacles
and Achieve Brilliant Results at the Bargaining
Table and Beyond


O livro "Negotiation Genius – How to overcome Obstacles and Achieve Brilliant Results at the Bargaining Table and Beyond" dos autores Deepak Malhotra e Max Bazerman leva o leitor numa viagem sobre as principais estratégias negociais , que poderá aplicar na sua vida profissional, mas também pessoal porque, na verdade, a negociação é algo essencial ao profissional de procurement.

IMAGEM


IMAGEM
Formação de Executivos:
Procurement & Global Sourcing
Data: 17 a 20 de novembro de 2020
Local: Nova School of Business & Economics | Campus de Carcavelos

IMAGEM

O DESAFIO
Face à evolução da função compras partindo de um enquadramento transacional e progredindo para um posicionamento estratégico e tático do procurement, desenvolveu-se uma área de conhecimento científico que abrangendo conceitos multidisciplinares, dá resposta às crescentes exigências de competitividade e performance da indústria. Apesar do já grande desenvolvimento nesta área, o procurement & global sourcing está ainda numa fase de infância relativa, já que, sem dúvida, irá evoluir substancialmente nos próximos anos, em resposta, mas também alavancado nos avanços tecnológicos tais como Artificial Inteligence (AI), Industrial Internet of Things (IIoT), Cloud Computing, Cyber-Physical Systems (CPS) e outros novos elementos da cadeia de valor que constituirão as próximas e futuras revoluções industrias.

 

O PROGRAMA
Este curso procura refletir muitos dos principais avanços na ciência do procurement que moldaram e continuaram a moldar a nossa economia. Alicerçado no conhecimento e experiência de um corpo docente de especialistas internacionalmente reconhecido, este programa dá resposta aos anseios dos profissionais, mas também se posiciona como referência na formação de executivos nesta área de conhecimento, quer no panorama nacional como internacional. Pretende-se também com este programa encorajar os profissionais a prosseguir com o estudo nesta área fascinante e também inspiradora para todos os executivos no mundo dos negócios.

+ info e inscrições em: http://www.apcadec.org.pt/noticia-2020-formacao-nova-sbe.htm



IMAGEM
Torne-se associado da APCADEC!
Os benefícios são inúmeros e estamos a trabalhar
cada vez mais para isso


IMAGEM

Faça a sua inscrição em: www.apcadec.org.pt/socios.php



IMAGEMReceba conteúdos exclusivos, à sua escolha, por WhatsApp e não perca nenhuma notícia da APCADEC!
Saiba mais em:
www.apcadec.org.pt
inquerito-newsletter.php

ImagemA APCADEC está presente no Linkedin, onde é possível a partilha de informação para uma rede alargada de participantes.
Adira em:
https://www.linkedin.com/
company/apcadecprocurement

ImagemQualquer dúvida, pedido de informações ou sugestões não hesite em entrar em contacto connosco: mail@apcadec.org.pt

Se não consegue visualizar corretamente os conteúdos, consulte o link em:
www.apcadec.org.pt/news/newsletter-2020-05-06.html


A APCADEC agradece o apoio dos seus patrocinadores e parceiros:
PATROCINADORES APCADEC



APCADEC - Associação Portuguesa de Compras e Aprovisionamento
www.apcadec.org.pt


DCM Group DCM Group - Parceiro APCADEC de Comunicação e Marketing

Recebeu este e-mail porque está registado na lista da «Newsletter» da APCADEC. Se não pretende receber a «Newsletter» da APCADEC aceda ao endereço http://www.apcadec.org.pt/newsletter-cancelar.php, para cancelar a sua inscrição.

Esta mensagem foi enviada automaticamente. O endereço de envio (news@apcadec.org.pt) serve apenas para transmitir mensagens automáticas. Se necessitar de algum esclarecimento, contacte-nos através de email: mail@apcadec.org.pt.





Grupo 8 Vortal Bureau van Dijk LeasePlan Mercado Eletrônico SAP Ariba Sinal Mais Travelstore